Sexta, 06 de Dezembro de 2024
21°C 27°C
Balneário Camboriú, SC
Publicidade

Planície Quaternária e Manguezais na Ilha de Santa Catarina

As planícies quaternárias são formadas por sedimentos provenientes de antigas restingas e do desgaste provocado pelas terras altas

28/11/2024 às 06h04
Por: Gilberto Luz Fonte: José Luiz Sardá - Geógrafo.
Compartilhe:
Foto do Rio Ratones, próximo da ponte sobre a rodovia SC-402.
Foto do Rio Ratones, próximo da ponte sobre a rodovia SC-402.

As planícies quaternárias são formadas por sedimentos provenientes de antigas restingas e do desgaste provocado pelas terras altas. Exercem papel importante no regime hidrológico ao se constituírem em áreas de inundação de rios e riachos nascidos nos morros. Na Ilha de Santa Catarina mantém o regime hidrológico das bacias de inundação dos rios que descem das encostas dos morros. Sendo seu solo geralmente úmido e semi-brejosos, se desenvolve uma vegetação edáfica muito típica – estrutural e fisionomicamente homogênea. A vegetação arbórea e arbustiva que ali se estabelece se constitui em transição entre a vegetação de restinga e a floresta pluvial da mata atlântica, estando seus componentes mais ligados a esta. 

Nestes ecossistemas vivem diversos animais de diferentes espécimes, como pequenos mamíferos e ovíparos, voadores ou terrestres. Os agrupamentos arbóreos de diferentes espécies, ora em grandes manchas homogêneas, ora acompanhando riachos e córregos, conformando proteção ciliar sinuosa. Os remanescentes formam grandes manchas distribuídas pelas planícies, com pouca interconexão, na maioria das vezes formando agrupamentos isolados e cada vez menores em função da pressão imobiliária.

Os manguezais são ecossistemas dinâmicos que ocorrem em terrenos litorâneos baixos, relativamente abrigados, formados por vazas lodosas e banhados por águas de salinidade variável. Esta condição deve-se à influência das marés, das correntes de água doces e dos sedimentos carreados pelos cursos d’água. São sistemas de alta produtividade que fertilizam as águas costeiras através da alta produção de matéria orgânica, pela exportação da mesma e pela sua transformação em detritos e uma variedade de organismos.

Têm extrema importância na paisagem, tanto pelo papel ecológico, por se tratarem de nichos de vida e reprodução, como pela fruição da mancha verde da sua cobertura vegetal, ainda que de difícil apropriação humana. Na Ilha de Santa Catarina destacam-se os manguezais Rio Ratones, Saco Grande, Itacorubi, Rio Tavares e  Tapera. Neste manguezais além da vegetação de mangue, são encontradas também exuberantes tipos arbóreos, arbustivos e gramíneos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias