A implantação de passarelas ambientais modulares que estão sendo construídas em Florianópolis, municípios da Grande Florianópolis, com iluminação noturna sobre mangues, restingas, dunas ou trajetos de trilhas pré-existentes e cidades litorâneas da Costa Esmeralda, exemplo; Bombinhas e Balneário Camboriú ligando praias e proibindo acesso pela mata atlântica.
São estruturas importantes para coibir a degradação da vegetação litorânea e do entorno, à preservação da paisagem, além de recompor a vegetação evitando danos nos ambientes frágeis. Nota-se destacar a Lei Complementar Nº 482 de 2014 - Plano Diretor de Florianópolis, garante livre acesso, uso comum do povo à orla marítima, através de implantação de caminhos para as atividades turísticas e de lazer.
No Norte da Ilha de Santa Catarina, numa extensão aproximada de 1 Km, entre as praias de Canasvieiras e Jurerê, promontórios de difícil acesso, ausência de acessibilidade pública segura, dificultam moradores e turistas conhecer e usufruir as belas paisagens destas quatro lindas praias. Acima deste ambiente natural, está localizada a Igreja de São Francisco de Paula, construída em 1830, onde se pode avistar as baía de Canasvieiras e Jurerê, o Continente, as Ilhas do Francês, Anhatomirim, Macuco, Galés, Calhau de São Pedro e Arvoredo.
É lei a acessibilidade a praia cada 125 metros, acessos aos ambientes íntegros e saudáveis, é um direito de todos. Equipamentos de acessibilidade potencializaria o uso turístico e contemplativo da área em questão. Infelizmente caminhos e trilhas que eram utilizados pelos pescadores e moradores de famílias tradicionais do lugar, há décadas encontram-se fechados por particulares.
A construção de passarelas modulares de baixo impacto ambiental é uma alternativa viável para esses locais de difícil acesso. Dotadas de placas informativas turísticas e ambientais, ajudaria resgatar os aspectos históricos, religiosos e culturais do lugar, valorização e importância da preservação da natureza, ações voltadas à conscientização ambiental, além de proporcionar caminhadas seguras, moradores, visitantes e turistas seriam beneficiados com esta estrutura, tornando-se um ambiente contemplativo a natureza.
Mín. 21° Máx. 27°