Foto: Divulgação/SES
As obras da nova Unidade de Terapia Renal Substitutiva (TRS), em Florianópolis, estão avançando. Nesta semana, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, visitou o local para acompanhar de perto o progresso da construção do Centro de Alta Complexidade Renal. O Governo do Estado investiu R$ 7 milhões para a estruturação do local e compra de equipamentos. Com o novo serviço, Santa Catarina ampliará a rede de atendimento de hemodiálise, beneficiando mais de 400 pacientes da Grande Florianópolis.
“Estamos cumprindo a determinação do Governador Jorginho Mello de encurtar distâncias aproximando assim o atendimento aos pacientes. Esta obra é um reflexo do compromisso do Governo do Estado em proporcionar cuidado integral aos pacientes renais, abrangendo desde o tratamento conservador até a realização de transplantes. Nosso objetivo é garantir mais qualidade de vida e esperança a todos que enfrentam essa doença”, destaca o secretário Diogo Demarchi.
Atualmente, a equipe está na fase de montagem das paredes. Além disso, todos os equipamentos e a mobília já foram adquiridos. A entrega da unidade está prevista para o primeiro semestre de 2025.
“Nosso compromisso é garantir um atendimento de excelência aos pacientes renais da região, seguindo a Linha de Cuidado Avançada, para oferecer um cuidado integral e humanizado. Esta nova sede será um marco no fortalecimento da saúde pública na Grande Florianópolis”, explica o presidente da Associação Renal Vida, Dr. Luis Cláudio Francalacci.
O novo espaço contará com 74 poltronas de hemodiálise, abrangendo 2.500 m², no 6º andar do Floripa Shopping. O Centro terá a capacidade de atender 440 sessões de hemodiálise, mais de 300 procedimentos de diálise peritoneal, em torno de 300 consultas mensais para tratamento conservador, além da realização de mais de 100 cirurgias para confecção de Fístula Arteriovenosa e outros procedimentos essenciais. Haverá também 8 consultórios médicos, 7 consultórios interdisciplinares e 1 sala cirúrgica.
Cuidado aos pacientes renais
Entre 2023 e 2024, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 5 milhões para ampliar o atendimento a pacientes renais em diversas regiões. Na Grande Florianópolis, foram disponibilizadas 16 novas vagas de hemodiálise na Clinirim. Na região da Foz do Rio Itajaí, 47 novas máquinas de hemodiálise foram entregues, expandindo o atendimento da Associação Renal Vida e beneficiando 282 pacientes. Além disso, foram abertas 100 vagas de hemodiálise e 100 vagas de diálises peritoneais, junto com o serviço de nefrologia pediátrica na Fundação Pró-Rim, em Balneário Camboriú.
Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Mín. 20° Máx. 24°